O Natal Luz de Gramado

De antemão, o Natal Luz de Gramado é um apanhado de atrações natalinas articuladas na virada de todos anos, nos períodos que compreendem novembro, dezembro e janeiro. Contudo, é muito mais do que um evento, é um estado de espírito que invade a comunidade e os visitantes na época mais sensível do ano.

A História do Natal Luz

Curiosamente, tudo começou em 1986, com uma inspiração nas festas natalinas do interior da Alemanha, com apoio financeiro da comunidade local para compra de lâmpadas decorativas.

Dessa forma, no dia 26 de dezembro daquele ano mais de 700 cantores e 20 Papais Noéis saíram do Lago Joaquina Rita Bier rumo à Igreja Matriz São Pedro. Bem assim, a Orquestra Sinfônica do Estado os aguardava na Catedral. Enfim, foi mágico.

Certamente a magia da integração dos cidadãos para construir um momento de celebração despretensiosa foi o que reverberou no legado que move milhões de pessoas para Gramado todos os anos, 35 anos depois.

O Natal Luz de Gramado

Em conclusão, o segredo do sucesso do Natal Luz e a razão pela qual vale a pena conhecer, não só uma vez, mas ano após ano, é o espírito natalino que aqui vive desde então.

O que é que Gramado tem?

O Natal Luz de Gramado

Acima de tudo, ENERGIA.

Com efeito, qualquer cidade pode ornamentar as ruas e criar shows com recursos e empenho. No entanto, a força e potência que se encontra em Gramado você não encontrará em lugar algum.

Bem assim, as ruas exalam celebração de fé e esperança natalina: é incrível. Dessa forma, o Natal Luz não passa de um reflexo de uma cidade que adquiriu vida própria. Sem dúvidas, você vai absorver essas mesmas impressões.

Grande Desfile Natal Luz
Grande Desfile Natal Luz

Por outro lado, o espírito que move a cidade é tão substancial que mesmo com a pandemia a cidade se reinventou e ressignificou tradições de décadas.

Como resultado, a cidade seguiu alcançando milhões de pessoas que vieram até a Serra em busca do resgate do encantamento do Natal.

Primordialmente, o encantamento reside na comunhão de esforços de tantas pessoas para mostrar e para assistir histórias inspiradoras através da arte. Enfim, cria-se, anualmente, um universo paralelo onde os problemas cotidianos não entram e o peito se abre para o que vem a partir dali.

Espetáculos

Grande Desfile Natal Luz
Grande Desfile Natal Luz

Tradicionalmente, o Natal Luz conta com eventos de densidade gigantesca, a exemplo do Illumination, que ocorre no Lago Joaquina Bier. Assim, harmoniza-se magnificamente shows de cantores líricos, som, luzes, fogos de artifício e águas dançantes.

Mais ainda, há o Desfile de Natal, uma sucessão extrovertida de carros alegóricos que atravessam as ruas encantando a todos.

E isso é só a ponta do iceberg, há também a Lenda do Bosque de Natal, o Encontro Brasileiro de Papais Noéis, as Janelas do Advento e muito mais.

Entretanto, todos os anos os espetáculos ocorrem honrando a tradição, mas não se repetem: o turista nunca vai assistir uma reprise. Isso porque o esforço para a renovação e surpresa dos visitantes é contínuo. Assim, o sentimento que todos têm diante dos espetáculos do Natal Luz, é de que é a primeira vez que se assiste.

Natal Luz na Pandemia

Surpreendentemente, o Natal Luz de Gramado assumiu uma posição inovadora diante do triste cenário do Covid-19 e, assim, conseguiu alcançar o coração do público, brilhantemente. E o melhor: com consciência e empatia ofereceu todos os espetáculos de forma gratuita.

Por exemplo, o Natal Luz de 2020 trouxe o Acendimento das Luzes, Rua das Renas, Trupe de Natal, Vila de Natal, a Casa do Papai Noel, Instrumentos de Fé, Rotas e Notas, Tannenbaumfest, Concertos de Natal, a Caravana Coca-Cola e muito mais.

Em síntese, Gramado segue empreendendo esforços para que o espírito de Natal não seja esquecido e, assim, todos aqueles que busquem razões para acreditar em um amanhã melhor, sejam atendidos nesse universo de inspiração e acolhimento.

Todavia, se você tem alguma dúvida sobre o Natal Luz, espetáculos e ingressos em Gramado e Canela, pode chamar a nossa equipe no Whatsapp.