O Natal Luz de Gramado

De antemão, o Natal Luz de Gramado é um apanhado de atrações natalinas articuladas na virada de todos anos, nos períodos que compreendem novembro, dezembro e janeiro. Contudo, é muito mais do que um evento, é um estado de espírito que invade a comunidade e os visitantes na época mais sensível do ano.

A História do Natal Luz

Curiosamente, tudo começou em 1986, com uma inspiração nas festas natalinas do interior da Alemanha, com apoio financeiro da comunidade local para compra de lâmpadas decorativas.

Dessa forma, no dia 26 de dezembro daquele ano mais de 700 cantores e 20 Papais Noéis saíram do Lago Joaquina Rita Bier rumo à Igreja Matriz São Pedro. Bem assim, a Orquestra Sinfônica do Estado os aguardava na Catedral. Enfim, foi mágico.

Certamente a magia da integração dos cidadãos para construir um momento de celebração despretensiosa resultou no legado que move milhões de pessoas para Gramado todos os anos.

O Natal Luz de Gramado

Em conclusão, o segredo do sucesso do Natal Luz e a razão pela qual vale a pena conhecer, não só uma vez, mas ano após ano, é o espírito natalino que aqui vive desde então.

O que é que Gramado tem?

O Natal Luz de Gramado

Acima de tudo, ENERGIA.

Com efeito, qualquer cidade pode ornamentar as ruas e criar shows com recursos e empenho. No entanto, a força e potência que se encontra em Gramado você não encontrará em lugar algum.

Bem assim, as ruas exalam celebração de fé e esperança natalina: é incrível. Dessa forma, o Natal Luz não passa de um reflexo de uma cidade que adquiriu vida própria. Sem dúvidas, você vai absorver essas mesmas impressões.

Grande Desfile Natal Luz
Grande Desfile Natal Luz

Por outro lado, o espírito que move a cidade é tão substancial que mesmo com a pandemia a cidade se reinventou e ressignificou tradições de décadas.

Como resultado, a cidade seguiu alcançando milhões de pessoas que vieram até a Serra em busca do resgate do encantamento do Natal.

Primordialmente, o encantamento reside na comunhão de esforços de tantas pessoas para mostrar e para assistir histórias inspiradoras através da arte. Enfim, cria-se, anualmente, um universo paralelo onde os problemas cotidianos não entram e o peito se abre para o que vem a partir dali.

Espetáculos

Grande Desfile Natal Luz
Grande Desfile Natal Luz

Tradicionalmente, o Natal Luz conta com eventos de densidade gigantesca. Assim, harmoniza-se magnificamente shows de cantores líricos, som, luzes, fogos de artifício e águas dançantes.

Aliás, todos os anos os espetáculos ocorrem honrando a tradição, mas não se repetem. Dessa forma, o turista nunca vai assistir uma reprise. Isso porque o esforço para a renovação e surpresa dos visitantes é contínuo. Assim, o sentimento que todos têm diante dos espetáculos do Natal Luz, é de que é a primeira vez que se assiste.

Espetáculos do Natal Luz - Temporada 2021/2022

Antes de mais nada, cabe ressaltar que o Natal Luz vem a todo vapor nesse ano! Assim, prepare-se para conhecer novas atrações que irão abrilhantar a 36ª edição do evento:

  • Nativitaten: Primeiramente esse show vai visitar os momentos mais marcantes da vida na Terra. Nesse ínterim, tambores, coro e um ballet de águas coloridas transportam o público para um mundo de sonho, emoção e fantasia.
 
  • Grande Desfile de Natal: Por sua vez, um dos mais tradicionais espetáculos do Natal Luz, o Grande Desfile de Natal – celebrando tradições, promete grandes novidades e emoções para toda família. Certamente uma experiência para guardar na memória. Dessa forma, um show com muita dança, luzes, cores e brilho, juntamente com uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino.
 
O reino do Natal - Natal Luz de Gramado 2021/2022
  • O Reino do Natal: Agora, uma atração em um formato de fluxo circular de público, e observando às exigências impostas pelos protocolos de distanciamento. Nesse sentido, o atrativo prevê pocket shows com performances artísticas ao vivo, contando a história de um lugar que foi se tornando aos poucos o verdadeiro Reino do Natal.
  • Natalis – A Criação: Por outro lado, Natalis é um espetáculo que resgata as tradições natalinas unindo modernidade e muitos efeitos visuais. Então, com narrativa na voz ilustre de Cid Moreira, o show inicia com Genesis capítulo 1 – a criação, e destaca os grandes eventos bíblicos até o nascimento de Jesus.
  • O Primeiro Milagre do Menino Jesus: Durante a 36º Edição do Natal Luz você poderá conhecer O Primeiro Milagre do Menino Jesus: Uma Opereta Natalina escrita por Gian Carlo Menotti, que deu vida a suas memórias de criança. Aliás, a história se baseia na jornada dos Reis Magos. Assim, Amahl e sua mãe abrigam os Reis que buscavam repouso.

Natal Luz na Pandemia

Surpreendentemente, o Natal Luz de Gramado assumiu uma posição inovadora diante do triste cenário do Covid-19 e, assim, conseguiu alcançar o coração do público, brilhantemente.

Por exemplo, o Natal Luz de 2020, onde o evento passou por uma enorme adaptação. Desse modo, durante a edição passada, os grandes espetáculos não puderam ser realizados.

Entretanto, como já vimos, a edição de 2021/2022 vem repleta de novidades e shows que vão emocionar!

Em síntese, Gramado segue empreendendo esforços para que o espírito de Natal não seja esquecido e, assim, todos aqueles que busquem razões para acreditar em um amanhã melhor, sejam atendidos nesse universo de inspiração e acolhimento.

Todavia, se você tem alguma dúvida sobre o Natal Luz, espetáculos e ingressos em Gramado e Canela, pode chamar a nossa equipe no Whatsapp.