Atrações gratuitas Natal Luz

Inicialmente, cabe explicar para quem não sabe: o Natal Luz de Gramado é um apanhado de atrações natalinas articuladas na virada de todos anos, nos períodos que compreendem novembro, dezembro e janeiro. No entanto, o mais interessante é que não se trata de um evento comercial ordinário. Muito pelo contrário, uma vez que DIVERSAS ATRAÇÕES GRATUITAS são oferecidas anualmente.

Acima de tudo a cidade inteira parece o cenário de uma animação de Natal, tamanha é a magnitude da decoração. Nesse sentido, a cenografia concilia de maneira sublime a alegria e o encantamento, com guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas, soldadinhos quebra-nozes, e muito mais.

Assim, vamos descobrir todo o universo que está ao seu dispor gratuitamente.

O Legado do Natal Luz

Atrações Gratuitas
atrações gratuitas

A princípio, quando o primeiro Natal Luz ocorreu em 1986, com o ativismo dos moradores para a compra de lâmpadas decorativas, sem saber, estava a nascer um legado em Gramado.

Primordialmente, ali nasceram valores de esperança, crença na vida e no bem das pessoas que nunca mais deixaram a cidade. Isso porque, ano após ano a história se repetiu, trazendo cada vez mais visitantes para testemunhar essa obra de arte viva.

Bem assim, a prova de que o intuito do Natal Luz não é mera exploração turística é a imensa variedade de atrações gratuitas ao dispor de quem desejar conhecê-las.

Parada de Natal

desfile natal luz

De antemão, a Parada de Natal é um spoiler incrível de um dos principais shows do evento – O Desfile de Natal – este, por sua vez, é pago.

No entanto, é como se fosse um espetáculo autônomo, porque os artistas do show percorrem a principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros – trazendo música, dança e sobretudo, muita alegria ao público.

Bem assim, você vai assistir a passagem de carros alegóricos, atores, cantores e, principalmente, da Roda Sinfônica – que traz em seu interior magníficos personagens tocando vigorosamente clássicos de natal.

Show de Acendimento

Natal Luz acendimento

Certamente essa é a grande atração de todo o Natal Luz de Gramado. Em síntese, trata-se de um musical a céu aberto, no qual o Papai Noel e seus ajudantes mostram o seu dia-a-dia na Fábrica de Luzes de Natal.

Com efeito, o público testemunha um fenômeno artístico sem igual, a cidade absolutamente escura se ilumina lindamente diante de seus olhos. É de arrepiar.

Bem assim, esse evento diário ocorre no Palácio dos Festivais – em frente à Rua Coberta.

Vila de Natal – Casa do Papai Noel

Acima de tudo, você visitará um oásis natalino. Curiosamente, além de ser o lar do Papai Noel, a Vila de Natal, também é palco para inúmeras apresentações e intervenções artísticas.

Assim, ao visitar a Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária de Gramado, você encontrará um recanto lúdico e divertido do qual não irá mais querer sair.

Por isso as pessoas se sentam para degustar as guloseimas e aguardar as surpresas artísticas que ocorrem o dia todo. Além disso, há comércio de natal com expositores locais muito talentosos.

Por fim, é ali na Vila de Natal que você poderá deixar a sua cartinha para o Bom Velhinho.

Reza a lenda, que eles realmente se realizam.

Natal na Rua Coberta

Antes de mais nada a Rua Coberta é uma parada obrigatória para quem põe os pés Gramado, sobretudo no período do Natal Luz. Isso porque a Rua vira um verdadeiro palco de Natal.

Dessa forma, a Rua abriga dezenas de apresentações de ordem teatral, musical, orquestras magistrais e muito mais.

Ademais, é sempre uma surpresa o que vai acontecer na Rua Coberta durante o Natal Luz, mas a certeza é que várias vezes no dia vai haver alguma intervenção icônica.

Árvore Cantante

atrações gratuitas

Com efeito, a música clássica, as orquestras e os corais têm tudo a ver com a estética natalina, porque carregam muita profundidade de sentimentos em suas manifestações.

Por isso, a cidade de Gramado recebe durante o Natal Luz diversos corais vindos de vários locais do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o mais peculiar é, sem dúvidas aquele estruturado em formato de árvore de natal, bem no centro da Cidade. Enfim, é de uma expressividade artística sem igual.

Trupe de Natal

À primeira vista essa turma é a queridinha dos visitantes e moradores, afinal quando menos se espera eles chegam e transformam a atmosfera de qualquer lugar.

Você está caminhando pelo centro da cidade, quando de repente se depara com seis personagens contando histórias de Natal em forma de poesia e canções.

Além disso, sempre tem alguns circulando pela Vila de Natal, ou seja, é mais uma razão para visitá-la.

Tannenbaumfest

ruas natal luz

Certamente é um símbolo não só do evento Natal Luz mas do espírito que move a comunidade Gramadense a manter essa tradição lúdica ativa por tantos anos.

Ao passo que a comunidade se une para realizar a decoração de dezenas de pinheiros de natal no canteiro central, você vê um movimento muito bonito em prol da comemoração natalina.

Curiosamente, essa tradição de anos permite a qualquer empresa da cidade se candidatar para adotar um pinheiro, ficando responsável por ela até o final do Natal Luz.

As Renas do Natal Luz

decoração Natal Luz

Em resumo, trata-se de um projeto desenvolvido de inúmeros artistas plásticos da Pro-Arte, Associação de Artistas de Gramado. Assim, esse talentoso grupo realiza a pintura artística de doze renas decoradas, em harmonia com a decoração da cidade.